GRC de Telhadela

30 aniversario (2)

Historial

Em 1982 o Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela já estava organicamente constituído, no entanto somente por escritura pública realizada a 18 de Agosto de 1983 é instituído legalmente. Na base da sua criação esteve um grupo de pessoas que se dedicavam ao ensaio e representação de peças teatrais. Não havendo, em Telhadela, um local com as condições mínimas para levar ao palco as peças teatrais, optaram por criar uma associação com o objetivo de se construir um salão polivalente. Esta ideia há muito que foi concretizada. A construção de um pavilhão gimnodesportivo adjacente ao salão, é uma realidade na atualidade.

Populares, anos 80 (clique na imagem)

TEATRO

O teatro amador é uma das bandeiras desta associação. É uma actividade  intrínseca aos habitantes do lugar e altamente valorizada por todos. Podemos dizer que é das actividades que está na génese do surgimento do GRCT. A peça “Mártir do Calvário” representada no início dos anos 90 do século XX, ainda hoje está na memória de muitos. Com um núcleo de teatro amador activo, todos os anos é estreada uma peça teatral que posteriormente visita outros palcos do distrito.

Mártir do Calvário (clique na imagem)

MARCHAS

No final da década de 80 do século XX, pela mão do saudoso Sr. César Almeida e da sua esposa D. Helena, dá-se início às Marchas Populares de Telhadela, atividade lúdica de carácter sazonal que continua a ser alvo de grande apreço por parte dos habitantes locais. A sua qualidade cenográfica e coreográfica ultrapassou rapidamente as fronteiras do concelho, sendo comum surgirem convites para as Marchas de Telhadela se fazerem representar em algumas localidades do distrito de Aveiro.

Marchantes (clique na imagem)

CARNAVAL

O carnaval também foi uma atividade em destaque, década de 90 do século XX. Sempre que havia desfile carnavalesco na vila de Albergaria-a-Velha, o qual então tinha grande projeção na região, o GRCT comparecia.

Carro alegórico (clique na imagem)

ATLETISMO

Durante largos anos, o atletismo foi um dos desportos em que o grupo G. R. C. de Telhadela mais se destacou a nível regional. Muitos foram os atletas provenientes de todos os lugares da freguesia, e não só, que representaram esta associação em provas por todo o país.

Vera Moreira em Gouveia, CN Corta Mato 1988

CULTURA

A cultura é um baluarte desta associação, como o seu nome indica. Um dos expoentes máximos do grupo nesta área foi o lançamento do livro “Telhadela – Perspectiva Histórica e Etnográfica”, uma viagem pelos mais de 900 anos desta aldeia.

Livro

DESPORTOS RADICAIS

O passeio motorizado “Terras do Caima” teve várias edições na primeira década do presente século. O evento era repartido em dois escalões, 4X4, motos e quads. As edições eram realizadas em separado e em espaço temporal diferente.

Terras do Caima (clique na imagem)

FITNESS e ARTES MARCIAIS

Aulas periódicas de fitness, alargadas às várias variantes desta modalidade (zumba, jump, step, bokwa etc…) são uma realidade semanal.

Anualmente organiza o Encontro de Fitness “Viva em Forma”

O karaté foi outra disciplina em destaque.

1º Encontro

FUTSAL

O futsal é a área desportiva em que os atletas de Telhadela se têm destacado nos últimos anos. Entre vários segundos lugares alcançados, destacamos a conquista do primeiro lugar em várias provas distritais.

  • Época 2007 – 2008, sagrou-se Campeão Distrital de Aveiro na classe Escolas
  • Época 2011 – 2012, sagrou-se Campeão Distrital de Aveiro na classe Juvenis
  • Época 2012 – 2013, venceu a Taça Distrital na classe de Juniores
  • Época 2014, conquistou o campeonato “Aveiro Kids Cup” na classe de Traquinas
  • Época 2014 – 2015, vencedor da Taça Distrital na classe Juniores11231686_914314608628017_3824749026219749830_n

Fonte: http://www.grctelhadela.com/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s