GRC de Telhadela

30 aniversario (2)

Historial

Em 1982 o Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela já estava organicamente constituído, no entanto somente por escritura pública realizada a 18 de Agosto de 1983 é instituído legalmente. Na base da sua criação esteve um grupo de pessoas que se dedicavam ao ensaio e representação de peças teatrais. Não havendo, em Telhadela, um local com as condições mínimas para levar ao palco as peças teatrais, optaram por criar uma associação com o objetivo de se construir um salão polivalente. Esta ideia há muito que foi concretizada. A construção de um pavilhão gimnodesportivo adjacente ao salão, é uma realidade na atualidade.

TEATRO

O teatro amador é uma das bandeiras desta associação. É uma actividade  intrínseca aos habitantes do lugar e altamente valorizada por todos. Podemos dizer que é das actividades que está na génese do surgimento do GRCT. A peça “Mártir do Calvário” representada no início dos anos 90 do século XX, ainda hoje está na memória de muitos. Com um núcleo de teatro amador activo, todos os anos é estreada uma peça teatral que posteriormente visita outros palcos do distrito.

MARCHAS

No final da década de 80 do século XX, pela mão do saudoso Sr. César Almeida e da sua esposa D. Helena, dá-se início às Marchas Populares de Telhadela, atividade lúdica de carácter sazonal que continua a ser alvo de grande apreço por parte dos habitantes locais. A sua qualidade cenográfica e coreográfica ultrapassou rapidamente as fronteiras do concelho, sendo comum surgirem convites para as Marchas de Telhadela se fazerem representar em algumas localidades do distrito de Aveiro.

CARNAVAL

O carnaval também foi uma atividade em destaque, década de 90 do século XX. Sempre que havia desfile carnavalesco na vila de Albergaria-a-Velha, o qual então tinha grande projeção na região, o GRCT comparecia.

ATLETISMO

Durante largos anos, o atletismo foi um dos desportos em que o grupo G. R. C. de Telhadela mais se destacou a nível regional. Muitos foram os atletas provenientes de todos os lugares da freguesia, e não só, que representaram esta associação em provas por todo o país.

CULTURA

A cultura é um baluarte desta associação, como o seu nome indica. Um dos expoentes máximos do grupo nesta área foi o lançamento do livro “Telhadela – Perspectiva Histórica e Etnográfica”, uma viagem pelos mais de 900 anos desta aldeia.

DESPORTOS RADICAIS

O passeio motorizado “Terras do Caima” teve várias edições na primeira década do presente século. O evento era repartido em dois escalões, 4X4, motos e quads. As edições eram realizadas em separado e em espaço temporal diferente.

FITNESS e ARTES MARCIAIS

Aulas periódicas de fitness, alargadas às várias variantes desta modalidade (zumba, jump, step, bokwa etc…) são uma realidade semanal.

Anualmente organiza o Encontro de Fitness “Viva em Forma”

O karaté foi outra disciplina em destaque.

FUTSAL

O futsal é a área desportiva em que os atletas de Telhadela se têm destacado nos últimos anos. Entre vários segundos lugares alcançados, destacamos a conquista do primeiro lugar em várias provas distritais.

  • Época 2007 – 2008, sagrou-se Campeão Distrital de Aveiro na classe Escolas
  • Época 2011 – 2012, sagrou-se Campeão Distrital de Aveiro na classe Juvenis
  • Época 2012 – 2013, venceu a Taça Distrital na classe de Juniores
  • Época 2014, conquistou o campeonato “Aveiro Kids Cup” na classe de Traquinas
  • Época 2014 – 2015, vencedor da Taça Distrital na classe Juniores11231686_914314608628017_3824749026219749830_n
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s